Faço a mala das minhas filhas em separado. Têm idades diferentes, logo necessidades diferentes, ainda que goste de as vestir de igual numa ou outra ocasião. Separo um conjunto de rua por dia [e um conjunto de praia em função dos dias em que vamos estar na praia], tentando que as mesmas partes de baixo possam conjugar com diferentes partes de cima [e vice-versa] para poupar na roupa a levar. Em viagem simplifica-se e repete-se [nós e elas] o kit do dia/noite anterior sem pudores.
Gosto de espalhar a roupa na cama [não foi só para a fotografia] precisamente para conseguir ter a visão do todo [há roupa amena suficiente? t-shirts a mais? coloquei meias?] e garantir que não me esqueço de nada. Faço uma última contagem, decido-me a retirar uma outra coisa [menos, menos, menos] e ponho tudo dentro de um daqueles sacos de pano de lavandaria. Assim garanto que nada se mistura ou se perde e que a roupa se mantém limpinha, além de que facilita muito a tarefa de fazer as mochilas [esta é uma boa dica].
Neste post partilho as minhas opções para as férias de 20 dias que fizemos na Colômbia, em maio. Foi a nossa primeira viagem com as duas e o clima [a maior preocupação na hora de fazer malas] alternou bastante: esteve muito fresco em Bogotá, húmido e demasiado quente em Cartagena e calor bom na ilha.